São Paulo/SP
HomeJorge Caldeira, escritor, doutor em Ciência Política, mestre em sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Jorge Caldeira, escritor, doutor em Ciência Política, mestre em sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Sócio-fundador e Diretor da Mameluco Produções Artísticas (Editora Mameluco), é igualmente um profissional da área jornalística e editorial.
Foi publisher da Revista Bravo!, consultor do Projeto Brasil 500 Anos, da Rede Globo, editor-executivo da Revista Exame, editor do Caderno Ilustrada e da Revista da Folha, do jornal Folha de S. Paulo, editor de economia da Revista Isto É e editor da Revista do Cebrap.
Ocupa a cadeira nº 18 da Academia Paulista de Letras.
Caldeira e a Mameluco Produções foram responsáveis pela digitalização da obra completa de José Bonifácio, disponível no portal Obra Bonifácio.
É autor do best seller Mauá: um empresário do Império, publicado pela Companhia das Letras.
Temas de Palestras
Formação econômica e trajetória empresarial do Brasil
A partir de pesquisas como a biografia de Mauá, Caldeira costuma explorar como se formou o ambiente econômico brasileiro, o papel dos pioneiros da indústria e do comércio, e os fatores históricos que moldaram o empreendedorismo no país. É um tema recorrente em suas palestras e entrevistas.
Memória nacional, história institucional e cultura brasileira
Como editor, pesquisador e responsável por projetos de preservação documental (como o da obra de José Bonifácio), Caldeira enfatiza frequentemente a importância da memória para a identidade cultural e para o desenvolvimento social. Ele discute o papel das instituições culturais, da produção editorial e da difusão do conhecimento.
Sustentabilidade, economia verde e futuro do Brasil
Com base em suas pesquisas recentes sobre meio ambiente e potencial econômico brasileiro, ele aborda temas ligados à restauração ambiental, economia de baixo carbono e oportunidades estratégicas que o Brasil tem no cenário global da sustentabilidade.
Transformações na mídia, no jornalismo e no mercado editorial
A partir de sua longa atuação no jornalismo e em editorias de grandes revistas e jornais, Caldeira discute mudanças na imprensa, o impacto das tecnologias digitais, os desafios do jornalismo contemporâneo e o futuro da produção editorial.