Natural de São Luiz (MA), porém cresci e vivi até a adolescência em Fortaleza (CE). Lá estudei no Colégio Militar até os 16 anos, quando ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Desde então, morei em várias cidades por força do trabalho e me apaixonei pela Amazônia, lugar ao qual dediquei uma década da minha vida profissional. Sou casado e tenho 4 filhos, 3 meninas e um pequeno menino.

Vontade e determinação me trouxeram até aqui, e são sempre o que me move. Sou paraquedista e mergulhador, além de praticar ainda outras atividades outdoor. Sempre que posso levo minha família, pois acredito que a prática de esportes e o contato com a natureza e com a aventura fortalecem o espírito, a mente e o corpo.

TV

Jamais pensei em estar na TV. Sou militar de formação, e não apresentador. A oportunidade de mostrar tudo que aprendi com a Força Aérea Brasileira no gênero de sobrevivência surgiu a partir de uma indicação para participar dos testes. Foi aí que comecei a gravar no Discovery o programa Desafio em Dose Dupla – Brasil, em 2011. Hoje já são 17 episódios com muita adrenalina e conhecimentos colocados à prova, tanto nas duas temporadas do Desafio em Dose Dupla – Brasil quanto no Desafio Celebridades.

Ainda fui convidado a participar do programa O Zoo da Zu, no Discovery Kids. O trabalho foi excelente, com um público divertido, porém sempre com o objetivo de levar conhecimento aos que me acompanham.

Força Aérea

Dentro da Força Aérea Brasileira, comecei ainda muito cedo a trilhar o caminho operacional. Quando decidi me dedicar à Busca, Salvamento e Resgate, tive que me especializar em várias atividades praticadas no meio civil como “esportes de aventura”. Tornei-me instrutor de todas as atividades que pratico, tanto para o meio militar quanto para o meio civil. Devo tudo que eu sei à Força Aérea Brasileira.

Entre várias missões reais, uma merece destaque: em 2006, participei ativamente do resgate do voo Gol 1907, quando ficamos 54 dias na Serra do Cachimbo (PA). Hoje somo mais de 40 cursos realizados no Brasil e no exterior, dentre eles o de Guerra na Selva, Comandos e o Curso SAR, os mais desafiadores da minha carreira. Concluí o MBA em Política e Defesa pelo Ibmec-Rio e ainda o MBA em Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, como Coronel, trabalho na Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e faço parte da equipe de alerta SAR no 3º/8º GAv no Rio de Janeiro, podendo ser acionado a qualquer momento para mais um resgate.

Palestras

Coronel Leite adquiriu uma forma peculiar de ver a vida e de tomar decisões, resultado das provações vividas tanto em treinamentos operacionais quanto em missões reais. Em suas palestras você não ouvirá códigos de conduta retirados de livros, mas conceitos lapidados na prática, durante sua jornada na formação e transformação de pessoas, baseado na determinação, honra e motivação do ser humano.

Sempre com exemplos reais, vividos em situações surpreendentes, Coronel Leite repassa o conhecimento para se tornar uma pessoa melhor, seja se superando, ou superando os obstáculos que a vida impõe.

Por ter passado por quase todos os níveis hierárquicos da carreira militar, e por ter uma percepção peculiar sobre o funcionamento das coisas, o pensamento estratégico e a forma como transfere o conhecimento se torna algo singular, motivador.

Para o Coronel Leite a vontade é que move o mundo. Exemplos reais de alguém que submeteu sua mente e seu corpo as mais variadas situações de superação, histórias que mais do que ilustram conceitos, nos transportam para uma capacidade de apreensão de uma outra realidade, fazem com que quem assista uma palestra do Coronel Leite saia modificado e inspirado em realizar mudança na própria vida e na vida de outros. Tudo baseado em fatos reais.

Desafiando seus dilemas
Em muitas situações, a equipe precisa de formas de pensar que incentivam a determinação na solução de problemas, sejam eles individuais ou do grupo. Geralmente o foco precisa ser ajustado e o bem comum, o espírito de equipe, precisa ser alimentado. Nessa palestra, Coronel Leite inspira a superação e a motivação das pessoas com parte de sua experiência de vida aliada à constante tarefa que ele mesmo exerce em manter as tropas que comanda, ativas e motivadas a conquistarem seus objetivos.

Superação – estratégia e oportunidade
Atuar e tomar decisões em situações de grande pressão e stress são objetos de treinamento mental e de alta performance. Desenvolver visão estratégica para cada processo que se aplicará a cada membro da sua equipe é algo desenvolvido com muita experiência, aprendizado constante e objetivos claros. Coronel Leite comandou e comanda várias operações que envolvem um número muito grande de colaboradores, situações limites como resgates e salvamentos, e se cerca sempre de pessoas de alta qualificação. O nível de gestão precisa não somente de motivação ou de conceitos retirados de literatura, mas de exemplos reais e de situações que, a exemplo do que o Coronel Leite faz no seu dia a dia, geram resultados positivos com estratégias inovadoras e conquistas de sucesso para todas as equipes envolvidas.

O desafio da perseverança e da inspiração
Muitas das vezes as atitudes que precisamos tomar afetam toda uma gama de pessoas. Planejamentos que precisamos definir como prioritários que encontram obstáculos entre colaboradores e até mesmo comandados. Mas a disciplina e a capacidade de resiliência frente às dificuldades são algumas das principais ferramentas de ação para quem gerencia. Coronel Leite em sua cadeia de comando precisa estar sempre antenado ao espírito coletivo, respeitando ao mesmo tempo a individualidade e formando equipes que superam grandes obstáculos. As palestras para esse nível trazem processos e planejamentos retirados de fatos concretos e vividos no dia a dia do Coronel Leite em diversas missões que já participou. Quem tem contato com essa abordagem estará melhor para compreender os mapas e os territórios, que através da disciplina e processos bem conhecidos e transmitidos pelo Coronel Leite, levarão ao sucesso de toda a equipe.

Sobrevivência
O Curso de Sobrevivência é uma ferramenta que transforma o comportamento humano e produz resultados imediatos na vida pessoal e profissional de cada um de seus participantes. A grande lição é que o mundo nunca mais será como antes: é preciso compreender que somos nós que temos que mudar, e esta mudança poderá tornar-se a maior aventura das nossas vidas. Este programa visa desenvolver no grupo um espírito de sobrevivência individual e coletiva, além de explorar de forma efetiva as habilidades de cada um. O uso dessas atividades no ambiente adverso promove um momento de elevada riqueza, em um ambiente propício para expor as necessidades de atitudes do grupo em função de uma situação real.

APH – Atendimento Pré-hospitalar
APH, ou o atendimento pré-hospitalar é o processo feito pelos profissionais de resgate. A pessoa que socorre uma vítima que necessita de socorro é o socorrista. Sua função é acionar o Resgate, identificar e atender condições que ponham a vida da vítima em risco até que possa ser resgatada.

Treinamentos corporativos
Outdoor Training

“Em busca da Excelência”
O desenvolvimento contínuo, o crescimento dos seus colaboradores e a permanência no mercado com a aplicação de uma metodologia com envolvimento de esportes de aventura e experiências outdoor é o que oferecemos nesse treinamento. As metas comportamentais bem delineadas pelos gestores junto com a equipe do Coronel Leite serão trabalhadas com uma dinâmica de mudança profunda, criando ou desenvolvendo competências específicas como liderança, espírito de equipe, integração, mudanças, negociações, tomada de decisão e riscos calculados, dentre outras.
As atividades ao ar livre, junto à natureza, funcionam como um rito de passagem, onde todas as dificuldades existentes anteriormente no mundo do trabalho, na rotina da empresa, são superadas através da conquista das provas e obstáculos naturais.
A equipe do Coronel Leite é constituída por instrutores, administradores, psicólogos e militares com formação de resgate, busca e salvamento. Todos com vasta experiência e conhecimento técnico-operacional em atividades voltadas à mudança de comportamento.

CRM para empresas
No final da década de 70, uma série de acidentes ocorridos na aviação comercial chamou a atenção dos especialistas por suas características semelhantes: na maioria dos casos, os aviões estavam sem falhas mecânicas e em condições normais de operação.
A Agência Espacial Norte Americana (NASA), então, iniciou estudos com o objetivo de identificar os fatores contribuintes para essas ocorrências. E assim, no berço da tecnologia, nascia o Treinamento de CRM (Corporate Resources Management).
No início era ministrado apenas para pilotos de avião. Porém, com o passar dos anos, comprovou ser uma ferramenta relevante para melhor performance das equipes nas atividades diárias, e fator decisivo para o sucesso em cenários de risco/crise.
Caso seu objetivo seja melhorar o desempenho de sua equipe e torná-la capaz de enfrentar desafios em diversos cenários, esse é o treinamento ideal!

Temas de Palestras
- Superação de Desafios / Mudanças
- Resultados
- Motivação
- Competitividade
- Sobrevivência
- Excelência
- Estratégias

AT 8-8
Mande-nos uma Mensagem