André Coutinho

André Coutinho, possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas(1994) e mestrado em International Studies pela University of Reading(1997). Atualmente é Professor Empreend. Inovação/Business Design da Business School São Paulo Ltda e Professor de Inovação - EDPs da HSM Educação.




Uma parte de seu trabalho está dedicado às organizações e suas jornadas de inovação, criatividade e empreendedorismo, catalisando junto a lideranças, gestores, profissionais e empreendedores a cognição (pensar sobre), um trabalho exploratório com diferentes públicos e contextos e concepção e desenvolvimento de produtos, serviços, negócios, plataformas ou sistemas, aplicando conceitos, métodos e processos principalmente do design, da gestão, da arte, da antropologia, do psicodrama, da sociologia, da tecnologia, da economia e da filosofia.

Outra parte de seu trabalho está voltado para projetos de engajamento social tais como agendas e iniciativas estratégicas cocriadas com diferentes atores da sociedade como empresários, governos, lideranças sociais e políticas.

Trabalha também com a concepção e execução de projetos alternativos de educação tais como comunidades de prática, boot camps e residências criativas, em que as pessoas e equipes aprendem para, na e sobre a prática.

Apoia o desenvolvimento de startups e novos negócios especialmente voltados para o desenvolvimento de redes, sustentabilidade e educação.

Ainda pela Symnetics no Brasil, Colômbia e Chile impulsiona uma rede de inovação por meio de alianças com atores como Venkat Ramaswamy da Ross School of Business (Universidade de Michigan), a empresa global de design e inovação Continuum dos EUA e experts na área de design, arte, gestão, filosofia, economia, psicocologia e tecnologia.

Da aula nos MBAs e programas executivos da Business School São Paulo e HSM Educação.

Seu foco de pesquisa e desenvolvimento atual está na arquitetura de projetos de inovação, criatividade e empreendedorismo adaptada a diferentes contextos, o engajamento social e o business design (o design aplicado aos negócios).

Como um dos diretores do CIEL (Centro de Inovação e Estratégia para América Latina) do IAE Business School (Argentina), coordenando estudos de caso e pesquisas sobre inovação estratégica no Brasil e América Latina.

É coautor e co organizador do livro Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras (editora Elsevier), O Ativista da Estratégia (editora Elsevier) e colaborado em publicações de artistas, professores e futuristas.

Escreve mensalmente para revistas, jornais, portais e livros de no Brasil e exterior.

Seus hobbies são interagir com pessoas, comics e viagens exóticas pelo planeta.

Como filosofia de vida acredita que tem que moldar e implementar o que queremos do mundo em que vivemos, não dá para esperar.

Temas de Palestras

- Empreendedorismo
- Liderança

AT 09-08