Cesar Nunes
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​César Aparecido Nunes renomado educador e filósofo, reconhecido por sua significativa contribuição à Filosofia da Educação e à Ética. Originário do Norte do Paraná, sua vivência no meio rural influenciou profundamente sua perspectiva humanista e crítica sobre a educação. 

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Cesar Nunes

César Aparecido Nunes renomado educador e filósofo, reconhecido por sua significativa contribuição à Filosofia da Educação e à Ética. Originário do Norte do Paraná, sua vivência no meio rural influenciou profundamente sua perspectiva humanista e crítica sobre a educação. 

Ele possui formação acadêmica em Filosofia, História e Pedagogia, tendo atuado como professor e coordenador pedagógico na Educação Básica na região de Campinas (SP). Posteriormente, ingressou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação. Atualmente, é Professor Titular da Faculdade de Educação da UNICAMP, lecionando na área de Filosofia da Educação.

Sua atuação acadêmica é marcada por uma produção intelectual expressiva, com mais de 35 livros publicados e a orientação de mais de 100 dissertações e teses. Seus principais temas de pesquisa incluem ética, política, epistemologia e direitos humanos, sempre com foco na formação crítica e emancipadora dos sujeitos.

Além de sua carreira acadêmica, César Nunes é conhecido por suas palestras e cursos voltados à formação de educadores, nos quais enfatiza a importância da humanização e do acolhimento no ambiente escolar. Seu trabalho é amplamente reconhecido por promover uma educação comprometida com a transformação social e a dignidade humana.

Temas de Palestras

Educação Inclusiva: Como Instituí-la?

  • Análise da tradição excludente na educação brasileira.

  • Fundamentação de uma educação inclusiva e emancipatória.

  • Protagonismo dos novos sujeitos sociais.

  • Conquista de direitos sociais e o papel da escola na construção de parâmetros éticos e políticos. 

Educação, Cultura, Tecnologia e Humanização: Senhas para um Desenvolvimento Sustentável

  • Discussão sobre as matrizes teóricas da educação e cultura no Brasil.

  • Contradições políticas e sociais na sociedade globalizada.

  • Papel dos cidadãos, gestores e empreendedores na conjuntura atual.

  • Perspectivas para superar tradições autoritárias e construir diretrizes pedagógicas libertadoras. 

Educação e Sociedade: Matrizes Históricas e Possibilidades Emancipatórias Atuais

  • Elementos de desumanização na sociedade contemporânea.

  • Crise de valores e alienação da identidade educacional.

  • Propostas para uma educação que promova nova consciência social e política.

  • Cultura de participação e gestão democrática na escola.

Educação e Emancipação: Sensibilizar os Conhecimentos e Esclarecer os Afetos na Escola do Terceiro Milênio

  • Matrizes pedagógicas e políticas da educação brasileira.

  • Contradições na organização escolar e no trabalho pedagógico.

  • Papel do professor na ação educacional e política.

  • Integração entre educação tecnológica e formação humanista.

Formação de Professores e Humanização: Novas Relações Éticas e Políticas na Escola que Acolhe

  • Diretrizes da educação básica centradas em humanização e cidadania.

  • Formação docente diante das relações autoritárias na sociedade e escola.

  • Emergência de novas propostas de direitos sociais no Brasil.

  • Possibilidades de práticas sociais que fundamentem novas condutas éticas e culturais na educação. 

As Práticas Escolares e as Relações Sociais: Educar para a Vida

  • Análise das bases conservadoras e autoritárias da cultura educacional.

  • Reorganização da escola e do espaço pedagógico para acolher novos sujeitos sociais.

  • Superação de modelos pedagógicos tradicionais centrados em dominação e repressão.

  • Criação de uma escola que acolhe, cuida e educa para a humanização e vida democrática.

Educar para a Esperança: Novas Práticas, Novos Sujeitos e a Escola da Juventude

  • Educação como prática de transformação baseada na esperança.

  • Projetos de sociedade, cultura e escola fundamentados na tolerância e diversidade.

  • Promoção de novos direitos e deveres sociais.

  • Protagonismo dos novos sujeitos na reorganização da escola.

Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente

  • Identificação das disposições políticas e educacionais nas diretrizes curriculares.

  • Compreensão dos princípios que regem essas diretrizes.

  • Formas de trabalhar essas disposições em sala de aula.

AT 04-25


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