Campinas/SP
HomeCésar Aparecido Nunes renomado educador e filósofo, reconhecido por sua significativa contribuição à Filosofia da Educação e à Ética. Originário do Norte do Paraná, sua vivência no meio rural influenciou profundamente sua perspectiva humanista e crítica sobre a educação.
César Aparecido Nunes renomado educador e filósofo, reconhecido por sua significativa contribuição à Filosofia da Educação e à Ética. Originário do Norte do Paraná, sua vivência no meio rural influenciou profundamente sua perspectiva humanista e crítica sobre a educação.
Ele possui formação acadêmica em Filosofia, História e Pedagogia, tendo atuado como professor e coordenador pedagógico na Educação Básica na região de Campinas (SP). Posteriormente, ingressou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação. Atualmente, é Professor Titular da Faculdade de Educação da UNICAMP, lecionando na área de Filosofia da Educação.
Sua atuação acadêmica é marcada por uma produção intelectual expressiva, com mais de 35 livros publicados e a orientação de mais de 100 dissertações e teses. Seus principais temas de pesquisa incluem ética, política, epistemologia e direitos humanos, sempre com foco na formação crítica e emancipadora dos sujeitos.
Além de sua carreira acadêmica, César Nunes é conhecido por suas palestras e cursos voltados à formação de educadores, nos quais enfatiza a importância da humanização e do acolhimento no ambiente escolar. Seu trabalho é amplamente reconhecido por promover uma educação comprometida com a transformação social e a dignidade humana.
Temas de Palestras
Educação Inclusiva: Como Instituí-la?
Análise da tradição excludente na educação brasileira.
Fundamentação de uma educação inclusiva e emancipatória.
Protagonismo dos novos sujeitos sociais.
Conquista de direitos sociais e o papel da escola na construção de parâmetros éticos e políticos.
Educação, Cultura, Tecnologia e Humanização: Senhas para um Desenvolvimento Sustentável
Discussão sobre as matrizes teóricas da educação e cultura no Brasil.
Contradições políticas e sociais na sociedade globalizada.
Papel dos cidadãos, gestores e empreendedores na conjuntura atual.
Perspectivas para superar tradições autoritárias e construir diretrizes pedagógicas libertadoras.
Educação e Sociedade: Matrizes Históricas e Possibilidades Emancipatórias Atuais
Elementos de desumanização na sociedade contemporânea.
Crise de valores e alienação da identidade educacional.
Propostas para uma educação que promova nova consciência social e política.
Cultura de participação e gestão democrática na escola.
Educação e Emancipação: Sensibilizar os Conhecimentos e Esclarecer os Afetos na Escola do Terceiro Milênio
Matrizes pedagógicas e políticas da educação brasileira.
Contradições na organização escolar e no trabalho pedagógico.
Papel do professor na ação educacional e política.
Integração entre educação tecnológica e formação humanista.
Formação de Professores e Humanização: Novas Relações Éticas e Políticas na Escola que Acolhe
Diretrizes da educação básica centradas em humanização e cidadania.
Formação docente diante das relações autoritárias na sociedade e escola.
Emergência de novas propostas de direitos sociais no Brasil.
Possibilidades de práticas sociais que fundamentem novas condutas éticas e culturais na educação.
As Práticas Escolares e as Relações Sociais: Educar para a Vida
Análise das bases conservadoras e autoritárias da cultura educacional.
Reorganização da escola e do espaço pedagógico para acolher novos sujeitos sociais.
Superação de modelos pedagógicos tradicionais centrados em dominação e repressão.
Criação de uma escola que acolhe, cuida e educa para a humanização e vida democrática.
Educar para a Esperança: Novas Práticas, Novos Sujeitos e a Escola da Juventude
Educação como prática de transformação baseada na esperança.
Projetos de sociedade, cultura e escola fundamentados na tolerância e diversidade.
Promoção de novos direitos e deveres sociais.
Protagonismo dos novos sujeitos na reorganização da escola.
Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente
Identificação das disposições políticas e educacionais nas diretrizes curriculares.
Compreensão dos princípios que regem essas diretrizes.
Formas de trabalhar essas disposições em sala de aula.