Alexandre Kalache é médico e gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, bem como co-diretor da Age Friendly Foundation. É PhD em epidemiologia pela Universidade de Oxford, fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres e criador do primeiro mestrado em Promoção da Saúde da Europa.

Além disso, Kalache dirigiu o Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse período concebeu e publicou, em 2002, o Marco Político do Envelhecimento Ativo e, posteriormente a iniciativa Cidades Amigas do Idoso em 2005. Como resultado os dois referenciais são conhecidos e aplicados mundialmente. 

Alexandre Kalache é um expert em questões relacionadas ao envelhecimento. É um pioneiro no estudo das questões do envelhecimento, afinal possui 40 anos de atividades dedicadas ao tema, como professor, funcionário público internacional e ativista junto a organizações não governamentais. Como resultado foi um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial e a apontar as potencialidades e os riscos a ele inerentes. Além disso, suas contribuições para a mudança do paradigma tradicional no campo do envelhecimento são amplamente reconhecidas no cenário internacional.

A partir de sua formação médica no Brasil, Kalache passou 35 anos estudando e trabalhando no setor acadêmico entre Rio de Janeiro, Londres, Oxford e Granada. Em 1994, foi escolhido para ocupar o cargo de diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da OMS. Seu mestrado em Medicina Social (1977), assim como seu doutorado em Epidemiologia (1993) foram realizados no Reino Unido.

Entre 1977 e 1984 foi Professor Associado e Pesquisador Sênior, na Universidade de Oxford. Fundou o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da London School of Hygiene and Tropical Medicine (a mais importante Escola de Saúde Pública do Reino Unido), onde também lecionou de 1984 a 1994. Nessa mesma instituição, ele criou e coordenou o primeiro curso de mestrado em Promoção de Saúde da Europa (1991).


Temas de Palestras

- Produtividade na Longevidade
- A Revolução da Longevidade.
- Você vai viver 30 mais do que seus avós
- Terceira Idade com Qualidade de Vida
- Saúde;
- Estilo de vida;
- Humanização na Saúde;
- Autocuidado;
- Carreira;
- Conscientização;
- Gestão de Resultados;
- Impacto Social;
- Inovação em Saúde.

AT 04-23
Mande-nos uma Mensagem