Renato Noguera
...

Renato Noguera

Rio de Janeiro/RJ

Home

Renato Noguera é filósofo, professor, escritor e palestrante brasileiro, reconhecido nacionalmente por seu trabalho na área da filosofia africana e afro-brasileira, da educação antirracista e da infância. É doutor em Filosofia, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e um dos principais divulgadores do conceito de afroperspectividade, abordagem que propõe pensar o mundo a partir de referências africanas e afro-diaspóricas.

Compartilhar:

Renato Noguera

Renato Noguera é filósofo, professor, escritor e palestrante brasileiro, reconhecido nacionalmente por seu trabalho na área da filosofia africana e afro-brasileira, da educação antirracista e da infância. É doutor em Filosofia, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e um dos principais divulgadores do conceito de afroperspectividade, abordagem que propõe pensar o mundo a partir de referências africanas e afro-diaspóricas.. Intelectual comprometido com a transformação social, Noguera construiu uma trajetória acadêmica e pública marcada pelo diálogo entre universidade, escola, cultura e movimentos sociais.

Doutor em Filosofia, é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde desenvolve pesquisas voltadas à crítica do eurocentrismo no pensamento filosófico e educacional. Sua produção teórica propõe novas formas de pensar o mundo, a ética, o conhecimento e a educação, tendo como base referências africanas, afro-brasileiras e da diáspora negra. Nesse contexto, é amplamente reconhecido como formulador e divulgador do conceito de afroperspectividade, uma abordagem filosófica que desloca o centro do pensamento ocidental e valoriza outras matrizes civilizatórias.

Renato Noguera também se destaca por sua forte atuação no campo da educação, especialmente na formação de professores e na implementação de práticas pedagógicas antirracistas. Seu trabalho dialoga diretamente com os desafios colocados pela Lei 10.639/03, contribuindo para a construção de currículos mais plurais, críticos e comprometidos com a justiça social. Para ele, educar é um ato ético e político, que envolve reconhecer a diversidade de saberes, histórias e modos de existir.

Além da atuação acadêmica, Renato Noguera é escritor e autor de livros teóricos e de literatura infantil, ampliando o alcance da filosofia para além da universidade. Suas obras voltadas ao público infantil buscam promover representatividade, valorização das culturas africanas e afro-brasileiras e formação ética desde a infância, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e sensível às diferenças.


Temas das palestras 

Filosofia Aficana e Afroperspectividade 

    ●  Introdução à filosofia africana e suas matrizes
    ●  Afroperspectividade como forma de produzir conhecimento
    ●  Questionamento do eurocentrismo na filosofia e na educação

Educação Antirracista

    ●  Práticas pedagógicas antirracistas
    ●  A Lei 10.639/03 e seus desdobramentos
    ●  Formação de professores para a diversidade
    ●  Racismo estrutural e educação

Infância, Brincar e Filosofia 

    ●  Filosofia com crianças
    ●  O brincar como prática filosófica
    ●  Infância negra, identidade e autoestima
    ●  Educação infantil a partir de valores africanos

Ética, Ancestralidade e Bem Viver 

    ●  Ancestralidade como fundamento ético
    ●  Filosofia do bem viver (em diálogo com África e povos originários)
    ●  Comunidade, cuidado e responsabilidade coletiva

Literatura Infantil e Representatividade 

    ●  Literatura infantil afrocentrada
    ●  Produção de narrativas que valorizam identidades negras
    ●  O papel dos livros na formação ética e cultural das crianças

Racismo, Identidade e Sociedade 

    ●  Construção da identidade negra no Brasil
    ●  Filosofia como ferramenta de enfrentamento ao racismo
    ●  Diálogos entre filosofia, política e justiça social



Renato Noguera

Vídeos

Provoca | Renato Noguera | 03/12/2024
Provoca | Renato Noguera | 03/12/2024
Mande-nos uma Mensagem