Campinas/SP
HomeCaio Maciel jornalista esportivo com uma carreira significativa na televisão. Iniciou sua trajetória como repórter esportivo na EPTV, afiliada da Globo no interior de São Paulo. Integrou a equipe da TV Globo em São Paulo, onde atuou como repórter e apresentador substituto do programa Globo Esporte. Durante sua passagem pela emissora, também apresentou blocos esportivos nos telejornais Hora 1 e Jornal da Globo, além de participar da cobertura dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile.
Caio Maciel jornalista esportivo com uma carreira significativa na televisão. Iniciou sua trajetória como repórter esportivo na EPTV, afiliada da Globo no interior de São Paulo. Integrou a equipe da TV Globo em São Paulo, onde atuou como repórter e apresentador substituto do programa Globo Esporte. Durante sua passagem pela emissora, também apresentou blocos esportivos nos telejornais Hora 1 e Jornal da Globo, além de participar da cobertura dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile.
Após seis anos na Globo, Caio decidiu encerrar sua jornada na emissora para assumir o cargo de gerente de Marketing de Produto no Grupo EP, empresa de mídia afiliada à Globo no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Nessa função, ele é responsável por desenvolver verticais de esportes, games e ações de conteúdo no Globo Esporte local.
Além de sua atuação na televisão, Caio Maciel possui experiência no universo dos e-sports, tendo desenvolvido projetos relacionados ao tema durante sua carreira. Em entrevistas, ele compartilhou insights sobre a relação entre e-sports e a TV Globo, destacando a importância crescente desse segmento no cenário esportivo atual.
Temas de Palestras
A Nova Era do Jornalismo Esportivo
Da reportagem à multiplataforma: como evoluir com o mercado
Cobertura ao vivo vs. conteúdo sob demanda
O papel do carisma e da credibilidade no jornalismo esportivo
Erros e acertos em grandes coberturas (ex.: Pan 2023)
Como contar histórias esportivas que conectam
Transição de Carreira: Do Jornalismo ao Marketing
Por que trocar a TV pelo marketing de produto?
O que o jornalismo ensinou que ajuda no mundo corporativo
Gestão de marca e conteúdo no mercado esportivo
Cases de ações no Grupo EP: esporte, games e branding
Dicas práticas para quem quer migrar de área
E-Sports e Mídia: O Futuro do Entretenimento Esportivo
A ascensão dos e-sports: números e impacto social
Como a TV tradicional está se adaptando aos games
Projetos de integração entre TV e e-sports
O papel do jornalista esportivo no universo gamer
Tendências para os próximos anos no Brasil
Bastidores da TV: A Verdade por Trás do Globo Esporte
Como funciona a produção diária de um programa esportivo
A responsabilidade de substituir apresentadores de renome
Interações com atletas, clubes e assessorias
Curiosidades e aprendizados dos bastidores da Globo
Como manter relevância em uma emissora tradicional
Comunicação Estratégica para Marcas Esportivas
Como posicionar uma marca no cenário esportivo regional
Estratégias de conteúdo que geram engajamento
Influência, storytelling e propósito no marketing esportivo
Parcerias com clubes, atletas e streamers
Métricas e análise de performance de campanhas