São Paulo/SP
HomeJoyce Ribeiro é jornalista, apresentadora e escritora. É formada em Jornalismo pela FIAM e pós-graduada em Jornalismo Econômico pela PUC/SP. Foi a primeira mulher negra a ocupar uma bancada de jornal na TV brasileira.
Joyce Ribeiro é jornalista, apresentadora e escritora. É formada em Jornalismo pela FIAM e pós-graduada em Jornalismo Econômico pela PUC/SP. Foi a primeira mulher negra a ocupar uma bancada de jornal na TV brasileira.
O início de sua carreira foi na ” Boa Vontade TV”, que pertence à LBN- Legião da Boa Vontade, em 1998. Era produtora de programas e repórter. Depois passou para a ” RIT”, onde teve sua primeira experiência como apresentadora de telejornal.
Em 2002, Joyce Ribeiro transferiu-se para a TV Record, e seu cargo era repórter e apresentadora do programa: ” Fala Brasil”. Depois passou a apresentar um telejornal diário, na Record Internacional. Em 2005, Joyce Ribeiro transferiu-se para o SBT, para apresentar a edição matutina do ” Jornal do SBT”. Passou depois à apresentação da previsão do tempo no “SBT São Paulo”, que depois foi extinto.
Por alguns meses, Joyce apresentou o programa: ” Boletim de Ocorrências”. Em 2011 começou a apresentar o ” Jornal do SBT”. Em março de 2018 Joyce foi contratada pela TV Cultura SP.
É autora de Chica da Silva - A História de Uma Vida, Editora Planeta (2016) e Deixar Enrolar- A História dos Cachos e Crespos no Brasil, SolonLine e DBA Editora (2018) em coautoria com Karina Hollo.
Temas das Palestras
Representatividade e diversidade na mídia
Joyce discute os desafios e avanços da presença de mulheres negras no jornalismo e na televisão brasileira, refletindo sobre desigualdades, oportunidades e a importância de ampliar vozes e narrativas.
Carreira e desafios no jornalismo contemporâneo
Ela aborda temas como ética, credibilidade, transformação digital da comunicação, além dos bastidores da profissão e sua experiência como repórter e apresentadora em grandes emissoras.
História, identidade e estética da população negra
A partir de suas obras, especialmente Deixar Enrolar, Joyce explora a trajetória cultural dos cabelos crespos e cacheados no Brasil, identidade, autoestima e o impacto social da estética negra.
Personagens históricos e reconstrução de narrativas
Com base em Chica da Silva – A História de Uma Vida, ela trata da importância de revisitar figuras históricas negras, desmistificando estereótipos e trazendo novas perspectivas sobre personalidade, contexto e legado.