Clarice Niskier

Rio de Janeiro/RJ


Clarice Niskier

Clarice Niskier estreou no Teatro Tablado em 1981, na peça “Tambores na Noite”, de Bertolt Brecht, em seguida, foi convidada a participar da peça “Porcos Com Asas”, de Mauro Rádice e Lidia Ravera, interpretando a sua primeira protagonista, em 1982, no Teatro Cacilda Becker. 




Clarice Niskier estreou no Teatro Tablado em 1981, na peça “Tambores na Noite”, de Bertolt Brecht, em seguida, foi convidada a participar da peça “Porcos Com Asas”, de Mauro Rádice e Lidia Ravera, interpretando a sua primeira protagonista, em 1982, no Teatro Cacilda Becker. 

Trabalhou na Companhia “Tem Folga na Direção”, nas peças “Cabra Marcado Pra Correr”, e “Tá Ruço no Açougue”, de Brecht. Ainda nos anos 80, atuou na peça “O Círculo de Giz Caucasiano”, também de Brecht; trabalhou com a premiada diretora do Grupo Navegando, em diversas peças infantis; com Bia Lessa, na peça “Os Possessos”, e com Amir Haddad, em “Faces, o Musical”.

Nos anos 90 atuou na peça “Bonitinha, Mas Ordinária”, e em seguida na peça “Confissões das Mulheres de Trinta”, fez “Yerma”, “Troia”, de Eurípedes, que lhe valeu as indicações para o Prêmio Shell e Mambembe de Melhor Atriz em 93. Fez também seu primeiro monólogo: “Um Ato Para Clarice” além da peça “Equilíbrio Delicado”, atuou ainda na peça “Buda”, de autoria da própria atriz, seu segundo monólogo. E nas peças “Confissões das Mulheres de Quarenta”. Atuou também na peça “Isabel”, e nas peças “Amores” e “Primeira Valsa”, ambas de autoria do próprio Domingos Oliveira.

A partir do ano 2000 trabalhou nas seguintes peças: “A Memória da Água”,“O Caso da Rua ao Lado”, “Antônio e Cleópatra”, “Tudo Sobre Mulheres” que lhe rendeu a sua segunda indicação para o Prêmio Shell de Melhor Atriz, em 2006, e na peça “A Alma Imoral” que recebeu indicação para vários prêmios, entre eles os Prêmios Eletrobrás de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Figurino. E lhe rendeu sua terceira indicação para o Prêmio Shell de Melhor Atriz, sendo a ganhadora deste prêmio em 2007. 

Em 2011, Clarice Niskier dirigiu a peça “Aquela Outra” em 2012 e em 2014 atuou na peça “O Lugar Escuro”.  Em 2013, codirigiu com Maitê Proença e Amir Haddad a peça “À Beira do Abismo Me Cresceram Asas”, 

Clarice tem várias participações em programas de televisão como na novela “Ciranda de Pedra” participação na novela “Araguaia”, participação especial em “Macho Man" e também na série “As Brasileiras”, Participou de vários filmes, entre eles, “Amores” e “Feminices”, e “A Viagem de Volta”.

Ministra também cursos de teatro, escreve roteiros teatrais para eventos corporativos e realiza leituras de roteiros adaptados para o teatro de livros de vários autores. Tem formação em Jornalismo, na P.U.C do Rio de Janeiro, foi professora titular do Curso de Formação de Atores da UniverCidade (RJ)

Em 2016 continua em cartaz com o espetáculo “A Alma Imoral”  comemorando 10 anos de sucessos. Além do espetáculo que continuará em cartaz por todo o ano de 2016, a atriz grava para o SBT a novela “Carinha de Anjo”.

Temas: 

- Carreira;
- Celebridades / Atores;
- Peças Teatrais;
- Jornalistas;
- Telecomunicação;
- Mulheres de Sucesso;
- Cineasta;
- Liderança;

AT 09-22
Mande-nos uma Mensagem