Vitória/ES
HomeMariana Reis, mulher que transforma desafios em conquistas. Cadeirante, ela construiu uma trajetória inspiradora como bailarina, professora de educação física, técnica e árbitra de ginástica olímpica e docente universitária. Sua paixão pelo movimento e pelo ensino ultrapassa barreiras físicas e sociais, fazendo dela uma referência em superação, inclusão e excelência profissional.
Mariana Reis, mulher que transforma desafios em conquistas. Cadeirante, ela construiu uma trajetória inspiradora como bailarina, professora de educação física, técnica e árbitra de ginástica olímpica e docente universitária. Sua paixão pelo movimento e pelo ensino ultrapassa barreiras físicas e sociais, fazendo dela uma referência em superação, inclusão e excelência profissional.
Fez graduação em administração de empresas e educação física, também foi coordenadora dos serviços de “Convivência da Assistência Social para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Vitória”. É Mestra em Sociologia Política e colunista do Jornal “A Tribuna”, do blog “Etiqueta sem Frescura” e da revista “Hype”.
Em 2016, ela participou do TEDx Talks, levando uma nova perspectiva das pessoas com deficiência (45 milhões de brasileiros) ao olhar de um público misto e diverso. Mariana Reis foi também professora do projeto “Rodas e Piruetas”, que há 6 anos ensina crianças e adolescentes com deficiência a arte do balé e do esporte.
Além disso, ela é fundadora da página “Mulher Inacessível”, lugar dedicado às discussões e propostas que fomentam mudanças na percepção sobre acessibilidade e o respeito às diferenças.
Temas de Palestras
Superação e Movimento: A força de ir além dos limites
• Como transformar obstáculos em motivação e ressignificar o corpo em movimento.
Inclusão na prática: Esporte, educação e acessibilidade
• Um olhar real e aplicado sobre como construir espaços verdadeiramente inclusivos no esporte e na sala de aula.
Do tatame ao palco: A arte e a técnica como ferramentas de empoderamento
• A jornada entre a ginástica e a dança como expressão de liberdade, disciplina e identidade.
Mulheres que lideram: Corpo, voz e representatividade
• O papel da mulher com deficiência na educação, no esporte e na sociedade como agente de mudança.