Claudia Regina Laselva enfermeira e gestora de saúde brasileira com uma carreira consolidada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Atualmente, ela ocupa os cargos de Diretora de Operações e Diretora de Enfermagem e Experiência do Paciente na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE).
Claudia Regina Laselva enfermeira e gestora de saúde brasileira com uma carreira consolidada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Atualmente, ela ocupa os cargos de Diretora de Operações e Diretora de Enfermagem e Experiência do Paciente na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE).
Sua formação acadêmica inclui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestrado em Nefrologia pela mesma instituição e um MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo Insper, com extensão internacional na Tufts University, em Boston. Além disso, possui especializações em Administração Hospitalar e Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Claudia coordena cursos de pós-graduação em Gestão em Saúde e Experiência do Paciente no Instituto de Ensino do Einstein, tanto em formatos presenciais quanto a distância. Sua atuação é marcada por iniciativas voltadas à melhoria da qualidade assistencial, eficiência operacional e valorização da enfermagem. Sob sua liderança, o Einstein tornou-se o primeiro hospital da América Latina a receber a designação Magnet, concedida pelo American Nurses Credentialing Center, reconhecendo a excelência em práticas de enfermagem.
Durante a pandemia de COVID-19, Claudia teve papel fundamental na implementação de ações técnicas e assistenciais no hospital, visando garantir a segurança e bem-estar dos profissionais de saúde e pacientes. Ela também participou da série documental "Retratos de uma Pandemia: Na Linha de Frente da Covid-19", que retrata o cotidiano de unidades hospitalares durante a crise sanitária.
Reconhecida por sua liderança humanizada, Claudia destaca a importância do feedback transparente e acolhedor como ferramenta de desenvolvimento profissional. Ela acredita que características como inteligência emocional e pensamento crítico são essenciais para uma liderança eficaz no setor da saúde.
Além de sua atuação no Einstein, Claudia integra o board internacional da campanha Nursing Now e o Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), contribuindo para a valorização e desenvolvimento da enfermagem no Brasil e no mundo.
Temas de Palestras
Liderança Humanizada na Saúde
O papel da empatia na gestão de equipes de enfermagem
Comunicação assertiva e escuta ativa
Feedback construtivo como ferramenta de desenvolvimento
Inteligência emocional no ambiente hospitalar
Construção de confiança e cultura organizacional
Experiência do Paciente: Muito Além do Atendimento
Como medir e aprimorar a experiência do paciente
Humanização nos processos assistenciais
Jornada do paciente: da admissão à alta
A importância da interdisciplinaridade
Casos práticos de transformação da experiência no Einstein
A Força da Enfermagem: Desafios e Protagonismo
Enfermagem como agente de mudança no sistema de saúde
Reconhecimento e valorização profissional
Magnet Recognition: o que significa e como conquistar
Desenvolvimento de lideranças na enfermagem
Enfermagem em tempos de crise (ex: pandemia da COVID-19)
Inovação e Gestão em Saúde
Como alinhar tecnologia e cuidado humanizado
Transformação digital em hospitais: barreiras e soluções
Eficiência operacional e sustentabilidade
Indicadores de performance e qualidade assistencial
Cultura de inovação no setor hospitalar
Ensinando a Cuidar: Formação e Educação na Saúde
O futuro da educação em enfermagem
Aprendizado contínuo e práticas baseadas em evidências
A formação de gestores na área da saúde
Experiências do Instituto de Ensino Einstein
Formação híbrida: desafios e oportunidades