Guilherme Bara

São Paulo/SP


Guilherme Bara

Guilherme Bara é um consultor em diversidade para empresas e políticas públicas. Ele possui formação em Administração de Empresas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, bem como um MBA em Gestão de Projetos pela FIA.




 

 

Guilherme Bara é um consultor em diversidade para empresas e políticas públicas. Ele possui formação em Administração de Empresas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, bem como um MBA em Gestão de Projetos pela FIA.

Reconhecido como um dos profissionais mais experientes e atuantes em Diversidade e Inclusão no Brasil, Guilherme já conduziu mais de 500 palestras e treinamentos em uma variedade de ambientes, incluindo empresas, fóruns, congressos, escolas públicas e privadas, e universidades, impactando milhares de pessoas, incluindo líderes corporativos, profissionais de RH e sustentabilidade, gestores de ONGs, escolas, professores e alunos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Ele tem uma sólida experiência profissional, tendo atuado como Gerente de Diversidade e Inclusão da BASF para a América do Sul, bem como Coordenador de Licitações e Marketing da Suvinil. Além disso, ele desempenhou importantes funções no setor público e na sociedade civil organizada, incluindo a Chefia de Gabinete da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo e participação na Diretoria do Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Atualmente, além de sua atividade como consultor, Guilherme Bara coordena o Comitê Executivo de Diversidade da Câmara Brasil-Alemanha. Sua trajetória e engajamento demonstram seu compromisso e expertise na promoção da diversidade e inclusão em diversos âmbitos da sociedade e do mercado.

Temas de palestras:

- Conexão de diversidade com o desenvolvimento sustentável;
- A contribuição estratégica da gestão da diversidade;
- Conceito de diversidade + inclusão (diversidade demográfica, diversidade de pensamentos/competências e ambiente inclusivo);
- Valores corporativos x Valores individuais;
- Vieses inconscientes;
- A diferença entre preconceito e discriminação;
- Deficiência: o que é e quais os tipos;
- A diferença entre deficiência e incapacidade;
- O profissional com deficiência: nem coitadinho e nem super-herói;
- Orientações práticas para a liderança;

DIÁLOGO EXECUTIVO DIVERSIDADE E INCLUSÃO: O PAPEL DA ALTA LIDERANÇA

Objetivo: Evidenciar a responsabilidade da alta liderança na promoção de um ambiente saudável, respeitoso e inclusivo por meio de uma abordagem segura e respeitosa.

Temas abordados:

- Os motivos para se investir em Diversidade e Inclusão;
-  A ligação da gestão da Diversidade com o Desenvolvimento Sustentável;
- A contribuição da gestão da Diversidade para: Atração e retenção de talentos; Gestão da marca / reputação; Relação sustentável com a cadeia de valor; Fortalecimento da cultura de respeito;
- A hierarquia de valores dentro e em nome da empresa (valores corporativos vs crenças individuais | CNPJ vs CPF);
- Como criar governança e gerar legado no tema;
- A diferença entre preconceito e discriminação;
- O dilema desempenho x diversidade;
- As oportunidades e armadilhas do tema;
- O que é mandatório e o que é narrativa na Diversidade e Inclusão;
- Cases corporativos de sucesso e de fracasso;
- Orientações práticas para uma abordagem estratégica com foco em identificar oportunidades e mitigar riscos para o negócio.

AT 03-24
Mande-nos uma Mensagem