O Futuro Que Já Existe - Educação e Aprendizagem - Parte 2


Quando penso no futuro que já existe em educação e aprendizagem, alguns exemplos são explicitamente no mundo educacional, como escolas e universidades. No artigo anterior mostrei como funciona a St. Mary Primary School em Manchester, e a Minerva Schools e 42 Silicon Valley, na Califórnia, que estão reinventando a forma como seus alunos aprendem.

Porém, hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão aprendendo em lugares e por maneiras inusitadas. Gosto de olhar para diversos segmentos e experiências e constatar quem está fazendo o papel de escola. O mundo publicitário tem algumas campanhas que acabam fazendo o papel de educadores e trago nesse artigo três exemplos que me marcaram.

Não é de hoje que o Burger King é conhecido por fazer campanhas audaciosas. Uma dessas campanhas tomou para si explicar um dos conceitos mais complicados que está em pauta hoje: neutralidade de rede. Como eles fizeram isso? Mostrando como seria um mundo onde não há neutralidade de Whoppers. Quer esse sanduíche? Bom, para recebê-lo mais rapidamente, você pode pagar mais, pelo mesmo produto, ou então terá que aguardar por mais tempo na fila. Podem até ter vários Whoppers prontos, mas as regras são claras: recebe antes quem pagou para receber antes. Isso aumenta o valor do produto mais desejado e também fomenta com que produtos secundários mais acessíveis acabem por virar a primeira opção para quem não quer pagar a mais. Mas fica muito claro o quão doloroso é para o cliente.

Uma segunda campanha que me chamou a atenção foi da Macma (Movimento de Ayuda de Câncer de Mama), uma ONG argentina. Eles queriam aumentar a visibilidade sobre a importância do exame de toque para prevenção de câncer de mama. Porém, há um desafio nas redes sociais, como no Instagram: seios femininos são censurados, então mesmo para efeitos educacionais, não é possível mostrar em um vídeo instruções sobre como fazer o exame. Mas eles acharam uma solução: contaram com a ajuda do Henry, um homem com seios mais prominentes por causa do seu peso. No vídeo, uma mulher faz o exame de toque no Henry. Na primeira semana, o vídeo teve mais de 48 milhões de visualizações e mais de 700 mil compartilhamentos.

Para finalizar, quero compartilhar uma campanha que me emocionou profundamente e que tomou para si relembrar pais sobre valores que às vezes ficam em segundo plano. É muito comum pais focarem nas notas dos boletins dos seus filhos e usarem o documento como base para decidir se estão sucedendo ou fracassando. A campanha do My Little Pony, da Hasbro, uma das maiores empresas de brinquedos do mundo, mostra um boletim diferente. Os pais são chamados para vir à escola supostamente para revisar o boletim dos seus filhos mas, em vez de encontrarem professores ou diretores, são recebidos pelo melhor amigo do filho, que explica porque a amizade é tão importante.

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