Ana Maria Tahan

Rio de Janeiro/RJ


Ana Maria Tahan

Ana Maria Tahan é uma jornalista brasileira formada pela Escola de Comunicação da USP. Especialista em política e economia, atualmente, é editora-chefe do Jornal do Brasil.




Vídeos









Ana Maria Tahan é uma jornalista brasileira formada pela Escola de Comunicação da USP. Especialista em política e economia, atualmente, é editora-chefe do Jornal do Brasil.

Estagiou durante os anos de faculdade na editoria de economia da Folha de S.Paulo. Após se bacharelar em comunicação social em 1975, foi então convidada a trabalhar no Jornal do Brasil de São Paulo e lá ficou de 1977 a 1988. Nesse mesmo ano atuou por quatro meses na TV Cultura, indo em seguida para o jornal O Estado de S. Paulo.

A jornalista atuou também nas emissoras RecordTV, Gazeta, CNT e na revista Época. Teve também participação na campanha de Marta Suplicy para a prefeitura de São Paulo, bem como na de Geraldo Alckmin.

Tahan foi uma das convidadas frequentes do quadro As meninas do Jô, no Programa do Jô, ao lado do anfitrião Jô Soares e de jornalistas como Cristiana Lôbo, Lilian Witte Fibe e Cristina Serra.

Media Training

Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:

Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.

Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.

BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.

BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.

Temas das Palestras:

- Economia e Política / Cenário Nacional;
- Economia e Política / Partidos Políticos e Eleições;
- Economia e Política / Elites Políticas, Estado Brasileiro;
- História e Evolução Econômica Brasileiras;
- Economia Cenário Nacional e Internacional;
- Jornalistas;
- Media Training;
- Mestre de Cerimônias;
- Moderador de Debates;
- Política - Jornalistas.

AT 04-23
Mande-nos uma Mensagem