Ezekiel Emanuel é vice-reitor de Iniciativas Globais, codiretor do Healthcare Transformation Institute e professor universitário Diane vS Levy e Robert M. Levy na Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia.
Ezekiel Emanuel é vice-reitor de Iniciativas Globais, codiretor do Healthcare Transformation Institute e professor universitário Diane vS Levy e Robert M. Levy na Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia.
É oncologista e uma das maiores referências mundiais em políticas de saúde e bioética. Atua como Conselheiro Especial do Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Pesquisador Sênior do Center for American Progress e membro do Conselho de Relações Exteriores. Foi presidente fundador do Departamento de Bioética dos Institutos Nacionais de Saúde e também serviu como Conselheiro Especial em Políticas de Saúde no Escritório de Gestão e Orçamento e no Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, desempenhando papel central na formulação da Lei de Assistência Médica Acessível. Além disso, integrou o Conselho Consultivo Biden-Harris para a Transição da Covid.
Reconhecido como o bioeticista mais citado da história, Emanuel é autor de mais de 350 publicações científicas e de 15 livros, entre eles Which Country Has the World’s Best Health Care, Prescription for the Future, Reinventing American Health Care, Brothers Emanuel: A Memoir of an American Family e Healthcare, Guaranteed: A Simple, Secure Solution for America.
Ezequiel contribui regularmente para veículos como New York Times, Washington Post, Wall Street Journal e The Atlantic, além de participar frequentemente de programas da BBC, NPR, CNN, MSNBC e outros meios de comunicação.
Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios e distinções, incluindo reconhecimento da Academia Nacional de Medicina, da Academia Americana de Artes e Ciências, da Associação de Médicos Americanos e do Royal College of Medicine. Foi laureado com o Prêmio Dan David em Bioética e contemplado com honrarias de instituições como a Sociedade Americana de Oncologia Clínica, a Sociedade Americana de Bioética e Humanidades, a Fundação Robert Wood Johnson, a Universidade Roosevelt e o MD Anderson Cancer Center. Também recebeu títulos honorários de diversas universidades e foi nomeado Guggenheim Fellow.
Emanuel formou-se no Amherst College, possui mestrado em Bioquímica pela Universidade de Oxford, doutorado em Medicina pela Harvard Medical School e doutorado em Filosofia Política pela Universidade de Harvard.
Temas de Palestras:
Bioética e ética médica
— Dilemas éticos na pesquisa clínica
— Consentimento informado / autonomia do paciente
— Alocação de recursos de saúde
— Objeção de consciência em medicina
Política de saúde / reforma sanitária
— Como construir sistemas de saúde mais eficientes
— O papel do Estado vs iniciativa privada na assistência médica
— Desafios de financiamento da saúde
— Exemplos de sistemas nacionais de saúde (comparativos)
Custo e valor em saúde
— Avaliação de custo-benefício de intervenções médicas
— Gastos com doenças crônicas
— Redução de desperdícios no sistema de saúde
Fim da vida / envelhecimento
— Planejamento e decisões no final da vida
— Envelhecimento saudável vs prolongar vida indefinidamente
— Reflexões filosóficas sobre morte e limite da vida
— Por que ele escreveu “Why I Hope to Die at 75” (“Por que espero morrer aos 75”)
Covid-19 / pandemias / preparação para crises sanitárias
— Lições da pandemia
— Estratégias de alocação de leitos / vacinas
— Equidade no acesso a intervenções em crises
Educação moral / valores em universidades
— Como formar cidadãos críticos com base ética
— Deficiências morais na educação liberal (“moral blind spots”)
— Currículo universitário e formação para valores
Inovação em saúde, políticas emergentes
— Tecnologias médicas e ética da inovação
— Inteligência artificial em medicina
— Genômica, edição genética e suas implicações éticas