Brasília/DF
HomeFábio Otuzi Brotto,cofundador do Projeto Cooperação e referência nacional na disseminação dos Jogos Cooperativos e da Pedagogia da Cooperação. Seu trabalho é inspirado na vivência e no cultivo do VenSer quem se é, integrando o desenvolvimento pessoal e coletivo no contexto da Comum-Unidade.
Fábio Otuzi Brotto,cofundador do Projeto Cooperação e referência nacional na disseminação dos Jogos Cooperativos e da Pedagogia da Cooperação. Seu trabalho é inspirado na vivência e no cultivo do VenSer quem se é, integrando o desenvolvimento pessoal e coletivo no contexto da Comum-Unidade.
Com formação em Ciências do Esporte, Psicologia e Educação Física, Fábio atua como consultor, educador e facilitador de processos de aprendizagem cooperativa em escolas, universidades, organizações e comunidades. É reconhecido por unir ciência, sensibilidade e prática transformadora em ambientes que buscam inovação relacional, confiança e propósito compartilhado.
Facilitador credenciado do “Jogo da Transformação” (InnerLinks/Findhorn Foundation), é também coordenador do Laboratório de Pedagogia da Cooperação, onde desenvolve pesquisas e metodologias voltadas à cultura da colaboração. Como docente, ministra cursos de Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação em programas de pós-graduação e extensão em instituições como UNIP, UNIPAZ, Gaia Education, entre outras.
Autor de diversas obras de referência sobre o tema, incluindo “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “O Jogo e o Esporte como Exercício de Convivência” e “Jogos Cooperativos nas Organizações”. Com um coletivo de coautores, organizou o livro “Pedagogia da Cooperação – Por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer”, que sintetiza décadas de experiência e pesquisa em práticas colaborativas.
Fábio é reconhecido como um sembrador de culturas cooperativas, promovendo espaços de convivência que inspiram transformação, empatia e corresponsabilidade.
Temas de Palestras
Pedagogia da Cooperação: Aprender e Conviver em Comum-Unidade
Como construir ambientes educativos e organizacionais baseados na confiança, na interdependência e no cuidado mútuo.
Jogos Cooperativos: O Lúdico como Caminho para a Colaboração
A potência dos jogos como prática de convivência e ferramenta para transformar a competição em cooperação.
Organizações Colaborativas e Cultura da Cooperação
Estratégias e vivências para criar times autogeridos, engajados e centrados em propósito compartilhado.
VenSer e InterSer: o Jogo da Vida em Relação
Reflexões e experiências sobre o autoconhecimento, a presença e a coevolução humana nas relações pessoais e profissionais.