São Paulo/SP
HomeRodrigo Bocardi é um jornalista brasileiro que trabalhou na TV Globo por 25 anos, atuando como apresentador do "Bom Dia São Paulo" e do "Bom Dia Brasil". Atua como palestrante e mestre de cerimônia de eventos.
Rodrigo Bocardi jornalista que trabalhou na TV Globo por 25 anos, atuando como apresentador do "Bom Dia São Paulo" e do "Bom Dia Brasil". Atua como palestrante e mestre de cerimônia de eventos.
Começou a carreira no Grupo Bandeirantes, depois foi chamado pela Rede Globo para ser editor de economia do Jornal da Globo. Logo se tornou repórter e mais tarde corresponde internacional.
Rodrigo Bocardi assumiu a função de correspondente em Nova York. A primeira cobertura foi a posse de Barack Obama. Nos quatro anos nos Estados Unidos, ele teve que mostrar fôlego de esportista. Foi atrás de um tornado no meio do oeste dos EUA, acompanhou as passagens dos furações Irene e Sandy. O jornalista retornou ao Brasil quatro anos depois para mais um desafio: apresentar um telejornal pela primeira vez.
Assumiu a bancada do Bom Dia São Paulo, com uma proposta de um jornal mais dinâmico, com muitas entradas ao vivo. Já adaptado à função, ele destaca os quadros criados como Tudo Anormal e Reforma e Puxadinho, entre outros, e as entrevistas duras e incisivas que viraram a marca do telejornal.
Obteve sucesso na função e no mesmo ano passou a apresentar eventualmente o Jornal Hoje. Rodrigo Bocardi passou a substituir Chico Pinheiro na apresentação do Bom Dia Brasil durante as férias do jornalista.
Temas de Palestras
Como comunicar com clareza, objetividade e credibilidade em ambientes corporativos.
Lições do jornalismo aplicadas à comunicação empresarial e à liderança.
Relatos de sua experiência como correspondente internacional.
O impacto das fake news e da velocidade da informação nas decisões sociais e econômicas.
Interpretação acessível dos principais movimentos econômicos e políticos no Brasil e no mundo.
Como o cenário atual afeta o ambiente de negócios e o comportamento do consumidor.
Como construir e proteger a reputação em tempos de cancelamento e redes sociais.
Gestão de crise com base na lógica da imprensa e na opinião pública.
Técnicas de expressão e oratória diante das câmeras.
Como se preparar para entrevistas e pronunciamentos em momentos estratégicos ou de crise.
A importância de adaptar a linguagem e a forma de liderar em contextos digitais e voláteis.
Criatividade e reinvenção sob pressão – o que aprendeu nas coberturas de guerra, crises sanitárias e políticas.