José Nêumanne Pinto

São Paulo/SP


José Nêumanne Pinto

É editorialista e articulista de O Estado de S. Paulo, além de comentarista diário na Rádio Estadão, de São Paulo, e no Jornal da Gazeta (Direto ao assunto), esteve no quadro de editorialista do SBT (Direto ao assunto), em São Paulo, até 2014.


Vídeos


É editorialista e articulista de O Estado de S. Paulo, além de comentarista diário na Rádio Estadão, de São Paulo, e no Jornal da Gazeta (Direto ao assunto), esteve no quadro de editorialista do SBT (Direto ao assunto), em São Paulo, até 2014. Escritor com 11 livros publicados, já ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo Econômico.

No jornal O Estado de S.Paulo (SP), foi editor de Política, de Opinião e editorialista, além chefe dos editorialistas do Jornal da Tarde. Foi também assessor político do senador José Eduardo de Andrade Vieira, ex-ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo e da Agricultura.

Ganhou o Prêmio Esso de Informação Econômica (com Maria Inês Caravaggi, Perfil do operário brasileiro hoje, Jornal do Brasil), o Troféu Imprensa de Reportagem Esportiva (com Paulo Mattiussi, Eder Jofre e o boxe brasileiro - Jornal do Brasil), ambos em 1976, e o prêmio Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, em 2005, ao melhor livro de 2004, o romance O silêncio do delator.

Ocupa a cadeira número 1 na Academia Paraibana de Letras e integra o Conselho Editorial do site Trilhas Literárias.  Deixou a emissora SBT em fevereiro de 2014. Neumanne ficou na Rádio Jovem Pan até 2016 onde foi para a Rádio Estadão.

Temas das Palestras:

- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Temas relacionados ao Jornalismo
- Política: Cenários e Perspectivas

AT 06-20