Você está certo em afirmar que as empresas e as orquestras podem aprender muito uma com a outra, principalmente no que diz respeito à sintonia interna e externa.
Essa sintonia é fundamental para que a empresa seja bem-sucedida em um mercado cada vez mais competitivo.
No entanto, muitas vezes, as empresas enfrentam dificuldades em alcançar essa sintonia.
É preciso conhecer bem os instrumentos de trabalho (ou seja, seus funcionários e colaboradores), ter uma partitura clara e bem definida (ou seja, normas e procedimentos, planejamento estratégico e plano de ação), além de trabalhar em equipe para que todos sigam essa partitura de forma harmoniosa.
Para alcançar essa sintonia, é necessário que cada funcionário conheça suas habilidades e competências, investindo em formação técnica e em autoconhecimento.
Além disso, a empresa deve ter seus objetivos claros, conhecer seus mercados de atuação, seus concorrentes e identificar as necessidades e expectativas de seus clientes.
Tudo isso deve estar registrado no planejamento estratégico.
Porém, a sintonia humana individual também é importante.
Cada funcionário deve estar em sintonia consigo mesmo, valorizando sua marca e imagem pessoal e profissional.
A sintonia humana comum, ou seja, o trabalho em equipe, é igualmente importante, onde todos seguirão a partitura com amor e técnica, se comunicando sempre para garantir o sucesso da empresa.
Por fim, assim como uma orquestra, uma empresa precisa ensaiar constantemente para alcançar a sintonia perfeita.
Todos os instrumentos e profissionais devem estar no lugar certo, e o planejamento estratégico deve ser seguido à risca.
Com essas ações em prática, as empresas certamente alcançarão um melhor desempenho, funcionários mais motivados e clientes satisfeitos, garantindo melhores resultados de vendas.