Sobre as crianças que não choram mais em restaurantes e a '?'culpa'?'? da tecnologia nos eventos da

Compartilhar:

Crianças não fazem mais escândalo em churrascarias que envergonham seus pais. O tablet com a hipnótica galinha pintadinha resolve. A melhor parte: eles podem postar seus stories com mais calma com a família feliz almoçando.

Na última semana o abominável ataque em Suzano trouxe a discussão se os fóruns obscuros (chans), a Deep Web ou DarkNet teriam parcela de culpa nisso tudo. Lá vai o que eu acho que acho:

1) Preguiça é buscar uma resposta simples para uma questão complexa. 

''Eles jogavam games violentos!''

''Eles compraram armas online!''

''Eles frequentavam a DarkNet!''

Pronto. Achamos a causa, tudo resolvido. Só que não.

Jovens perturbados buscando fama e vingança não são moldados instantaneamente. O perfil introspectivo e egocêntrico se fecha e vai buscar no sigilo o canal para explorar o alter ego raivoso e confiante.

A culpa não me parece da DarkNet ou do videogame de forma alguma. Sem discutir a causa vamos abolir fóruns que serão substituídos imediatamente por grupos no WhatsApp. Lembrete: esse tipo de ataque acontecia ANTES da internet.

2) Os limites da internet.

Até semana passada o problema não era o monitoramento das redes sociais e a rastreabilidade de dados? Solução simplória: mais anonimato e privacidade! Não foi exatamente o que eles usaram pra planejar os ataques? A internet é algo extremamente novo, precisamos encontrar um caminho do meio, nem com o Facebook extraindo e vendendo suas informações pessoais nem o completo anonimato.

Como isso se relaciona com a família na churrascaria? Todo espaço será ocupado, sempre. Estamos terceirizando o diálogo e a educação para depois atribuir culpa ao YouTube. Hora de avaliar se essa não é uma resposta simplória para uma questão bem mais complexa.

Vídeos

Como a pandemia nos transformou | Arthur Igreja | TEDxSENAICuiabá
Como a pandemia nos transformou | Arthur Igreja | TEDxSENAICuiabá
Palestra em Ingles - Arthur Igreja
Palestra em Ingles - Arthur Igreja
Palestra em Ingles - Arthur Igreja (2)
Palestra em Ingles - Arthur Igreja (2)
Palestra Transformação Digital & Inovação Disruptiva - Arthur Igreja
Palestra Transformação Digital & Inovação Disruptiva - Arthur Igreja
Palestra: O Profissional do Futuro
Palestra: O Profissional do Futuro
TecnoTalk com Arthur Igreja
TecnoTalk com Arthur Igreja
TEDx Com Arthur Igreja
TEDx Com Arthur Igreja
Arthur Igreja
Arthur Igreja

Arthur Igreja

Arthur Igreja é um dos principais nomes brasileiros quando o assunto é inovação, tecnologia, transformação digital e tendências de negócios. Reconhecido por traduzir temas complexos de forma prática e acessível, construiu uma trajetória marcada pela conexão entre estratégia, comportamento do consumidor, novas tecnologias e competitividade empresarial. É cofundador da plataforma AAA Inovação, iniciativa voltada ao desenvolvimento de lideranças, inovação corporativa e disseminação de conhecimento sobre as transformações que impactam empresas e mercados.

Veja o Perfil Completo

Artigos

Mande-nos uma Mensagem