Sobre Lealdade e Gratidão


Inspirado no conto: O Rei e os cães selvagens.

Estava refletindo essa semana sobre LEALDADE no sentido amplo da palavra. Lealdade de clientes com uma marca, lealdade no relacionamento conjugal, lealdade a uma empresa, a uma amizade, lealdade com seus clientes, fornecedores e contratantes.

Inevitável também você pensar em LEALDADE e isso não nos remeter a palavra GRATIDÃO. Acredito que aquele que é leal é automaticamente grato, e por outro lado a gratidão leva de certa forma a sermos leais a algo ou alguém.

Lealdade é um substantivo feminino que significa a qualidade de alguém que é leal. Também é sinônimo de fidelidadededicação sinceridade. Esta palavra tem origem no termo legalis, que em latim remete para o conceito de lei. Inicialmente esta palavra designava alguém em quem era possível confiar e que cumpria as suas obrigações legais, ou seja, alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência.

A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.

Esta semana li um conto muito interessante de autoria desconhecida, mas excelente para exemplificarmos lealdade gratidão.

"O último Rei da comunidade tinha dez cães selvagens. Ele os usava para torturar e sacrificar qualquer um dos seus servidores que cometesse erro no seu reinado. Literalmente quem era exposto aos cães era imediatamente devorado por eles.

Um dos servos disse algo errado e o rei não gostou. Então ele ordenou que o servo deveria ser jogado aos cães.

O servo disse: "Eu o servi por dez anos, e você faz isso comigo por favor me dê dez dias antes de me jogar aos cães?" E o rei lhe concedeu.

O servo então foi ao guarda que lidava com os cães e disse que gostaria de servir os cães durante os próximos dez dias. O guarda estava confuso, mas concordou e ao servo foi dedicado a alimentar os cães, limpeza, e banhá-los com todo o conforto e carinho.

Quando os dez dias acabaram, o rei ordenou que o servo fosse jogado aos cães como punição. Quando foi lançado, todos ficaram surpresos ao ver apenas os cães vorazes lamber os pés do servo!

O rei, perplexo com o que estava vendo, disse:

"O que aconteceu com meus cães?"

O servo respondeu: "Eu servi os cães apenas dez dias e não esqueceram os meus serviços, no entanto, eu o servi por dez anos e você se esqueceu de tudo, no meu primeiro erro."

O rei percebeu seu erro e ordenou que o servo fosse salvo ".

Vamos então aproveitar essa oportunidade e refletir sobre este texto, analisando como podemos ser mais leais e gratos com as pessoas que de alguma forma nos ajudaram ou nos proporcionaram oportunidades na vida pessoal e profissional.

Seja mais leal e grato, e afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum - Coach e Palestrante