Renato Grinberg

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Renato Grinberg

Atualmente é Diretor Geral de uma empresa de consultoria e um dos palestrantes mais requisitados do país, sendo contratado não só no Brasil mas também no exterior por empresas de referência em seus segmentos.


Vídeos



Artigos


Diversidade no mercado de trabalho: vantagem competitiva
O plano de carreira bem elaborado
Tempo de liderança

Diversidade no mercado de trabalho: vantagem competitiva


Diversidade no mercado de trabalho: vantagem competitiva

Quando pensamos em um escritório, logo nos vêm a imagem de um lugar bem organizado, com pessoas vestidas de forma semelhante trabalhando por um mesmo objetivo. O que muitos não entendem é como as diferenças entre os membros de uma equipe possibilitam uma importante mistura de visões de mundo, o que contribui para a construção de estratégias inovadoras e formas diferenciadas de atuação. Mas, para isso, é importante vencer um grande e já enraizado inimigo: o preconceito.

Discriminação é uma palavra que não deveria fazer parte de nenhum ambiente, muito menos no de trabalho, onde questões pessoais devem ser colocadas em segundo plano em prol da organização. Por isso, formar grupos de trabalho com pessoas que pensam e agem de forma diferente é essencial para que possamos ampliar nosso campo de visão. A máxima de que "duas cabeças pensam melhor que uma" só é válida se elas tiverem ideias diferentes. Do contrário, como também se diz, uma delas é dispensável.

Acredito que o mundo corporativo já evoluiu muito nesse sentido, de respeito pela diversidade e entendimento das características únicas existentes em cada ser humano. Em algumas regiões do globo, como nos Estados Unidos e em certos países da Europa, o conservadorismo não tem a entrada permitida nas empresas. Pelo contrário, hoje, uma das tendências entre os gestores de RH de grandes empresas é buscar profissionais com perfis diversos.

Nas multinacionais, que possuem operações de negócios em regiões diferentes do mundo, é muito frenquente a realização de eventos que promovem o intercâmbio cultural. Desde hábitos de consumo, até gosto por literatura, o importante é fazer com que os funcionários consigam entender que o fato de seu colega de trabalho estar em outro contexto é positivo. Além disso, é estimulado que se saiba tirar o maior proveito desse ambiente complexo na criação e execução de projetos com caráter global.

O novo posicionamento profissional das mulheres é um bom exemplo de que essa mudança de paradigmas é possível e extremamente positiva. Nos últimos anos, observamos um grande crescimento do número de mulheres que ocupam cargos de grande responsabilidade e de liderança, algo que, antigamente, era destinado somente aos homens. Essas profissionais trouxeram pensamentos capazes de definir o sucesso de algumas empresas. No Brasil, temos grandes exemplos disso, especialmente no mercado de varejo e serviços.

Caso a sua empresa ainda não conte com equipes diversificadas, formadas por profissionais de diferentes idades, crenças e etnias, é hora de rever seus conceitos. Devemos aproveitar a oportunidade de aprender com o outro e somar as habilidades de cada um para atingir objetivos comuns. Afinal de contas, por vivermos uma era em que está cada vez mais difícil diferenciar produtos e marcas, a diversidade pode ser usada como uma verdadeira vantagem competitiva.