Kátia Barbosa - Chef Mestre do Sabor

Rio de Janeiro/RJ


Kátia Barbosa - Chef Mestre do Sabor

Jurada do reality Mestre do Sabor, que estreia hoje na TV Globo, a chef Kátia Barbosa teve uma infância pobre. Seu pai morreu enquanto ela preparava uma receita, ficou traumatizada e se afastou da cozinha até o nascimento de sua primeira filha. Quis a vida que ela, então desempregada, fosse ajudar seu irmão e sua cunhada no bar que eles tinham na Praça da Bandeira, o Aconchego Carioca




Vídeos



Jurada do reality Mestre do Sabor na TV Globo, a chef Kátia Barbosa teve uma infância pobre. Seu pai morreu enquanto ela preparava uma receita, ficou traumatizada e se afastou da cozinha até o nascimento de sua primeira filha. Quis a vida que ela, então desempregada, fosse ajudar seu irmão e sua cunhada no bar que eles tinham na Praça da Bandeira, o Aconchego Carioca. Quando eles se separaram, Kátia se tornou sócia no lugar do irmão e o negócio passou a atrair cada vez mais gente.

Kátia Barbosa, ou Katita para os íntimos, é a chef por trás da famosa receita do bolinho de feijoada, aquele que você já deve ter ouvido falar. São milhares de unidades vendidas mensalmente em seu restaurante, o Aconchego Carioca, no Rio de Janeiro – e que recentemente ganhou um quiosque na beira da praia do Leme.

Por incrível que pareça, Kátia não é formada em Gastronomia. O seu primeiro contato com a cozinha profissional foi no começo dos anos 2000. Nessa época, o seu restaurante era um bar despretensioso na capital carioca comandado por um de seus irmãos. Quando ficou desempregada, uniu-se à família e foi trabalhar como garçonete e ajudante de cozinha. Durante as folgas, aproveitava para estudar em livrarias e, assim, foi criando o seu próprio repertório. Hoje, divide a cozinha com a filha Bianca.

A chef sabe como ninguém traduzir a alma brasileira em receitas que carregam um pouquinho de toda a sua história de vida. Melhor exemplo disso é o bolinho que falamos lá no início. Kátia conta que o petisco nasceu da lembrança da mãe pegando um pouquinho de feijão, misturando com outro pouquinho de farinha para fazê-la comer.

Mas a verdade mesmo é que a sua paixão pela culinária é uma herança de seu pai. O vendedor de cuscuz, cocada e quebra-queixo, um doce feito com coco e açúcar, adorava um fogão. Kátia lembra quando seu Ermiro levava ela e os irmãos para a Feira de São Cristóvão para comer, principalmente, a comida nordestina que é uma das maiores referências da chef. Não à toa, em 2017, inaugurou o Bar Kalango, inspirado na culinária raiz do sertão brasileiro.

Katita está participando do “Mestre do Sabor”, reality show exibido pela TV Globo e apresentado por Claude Troisgros. Ao lado de Leo Paixão e José Avillez, é uma das juradas do programa. Ao todo, 24 chefs profissionais têm que mostrar o seu talento na cozinha.

Restaurantes da Chef:
- Aconchego Carioca
- Bar do Calango
- Comedoria

Palestras Presenciais e On Line
- Gatronomia
- Empreendedorismo
- Criatividade e Inovação
- Liderança
- Trabalho em Equipe
- Resultados
- Empoderamento
- Superação

AT 05/20