Paulo Amorim

Porto Alegre/RS


Paulo Amorim

Paulo Amorim é graduado em Administração de Empresas, Especializado em Recursos Humanos e Mestre em Administração


Vídeos


Paulo Amorim é graduado em Administração de Empresas, Especializado em Recursos Humanos e Mestre em Administração pela Universidade Federal do RS.

Tem mais de 34 anos de atuação na área da Gestão de Pessoas/RH, com passagem por grandes empresas como Coca-Cola, Gerdau e Dell Computadores em funções executivas com abrangência Nacional e Global. Professor em Escolas e Universidades. Prêmios Top ABRH e Top ADVB pela implantação da metodologia de Benefícios Flexíveis.

Considerado um dos 50 RHs mais admirados do Brasil nos anos de 2007 a 2013, um dos 10 RHs mais admirados do Brasil em 2010 a 2011, Destaque RH para o Rio Grande do Sul de 2009 à 2011 e em 2013.

Top of mind Nacional entre os 5 Dirigentes de RH de 2009 a 2012 e Top Promoção de Saúde em 2011 pela Fênix Editora e Estadão de São Paulo. Um dos 5 RHs mais respeitados do Brasil em 2013 – Latin Next/HR Academy. É Consultor e palestrante Nacional e Internacional em temas voltados a Gestão de Pessoas e Recursos Humanos em empresas e instituições públicas e privadas.

É membro do Conselho Consultivo da Câmara Americana de Comércio do Rio Grande do Sul – AMCHAM, do International Coach Federation – ICF RS, da ONG EduACtion – RS e do CAEA – Centro Acadêmico de Administração da UFRGS.

Sobre as Palestras:


As palestras abaixo estão disponíveis e tem duração em torno de uma hora, mas sempre podem ser alocados 20-30 min adicionais para perguntas e discussão, dado que os temas são bem instigantes e com conteúdo que pode ser aprofundado. Todos os temas são abordados de uma forma direta, com base conceitual e com exemplos práticos, pois é através da experimentação que aprendemos mais.

Todas as palestras poderão ser ministradas em Inglês, Espanhol e Português.

O mundo mudou, e agora? - O novo normal e a perspectiva da gestão de pessoas:

Muito tem se falado sobre a velocidade das mudanças e como nos prepararmos para esta nova realidade. Mas muita coisa já mudou e já faz parte do nosso dia a dia. É fundamental refletirmos sobre o que é então este novo normal e onde nós, seres humanos, estamos localizados neste novo ambiente. Mas ainda a muito mais por vir.

Na palestra estaremos discutindo todas estas variáveis e também algumas áreas que tanto as empresas e profissionais devem atentar para não serem atropelados.

Tópicos abordados

- O novo normal - Uma perspectiva das mudanças que já ocorreram
- Uma questão de tempo - O quem vem por aí ou já está chegando
- Sim, mas e eu? O que buscamos e o que devemos considerar no caminho
- Alerta! A mudança ainda não terminou. O mundo VUCA e suas nuances
- Empresas e Profissionais - dicas para sobreviver (e ser feliz)

Mudar é a saída - A crise como ponto de partida para o novo:

Com a recente crise que assola novamente nosso país, este passou a ser um tema central de preocupação por parte das empresas e também dos profissionais. As organizações buscam ações imediatas e decisões que precisam ser tomadas para a sobrevivência a curto e médio prazo e os profissionais aumentam o nível de ansiedade e preocupação sobre como serão impactados.

Mas afinal, o que é mesmo crise? Onde estamos com relação a ela e como estamos sendo impactados? Na palestra abordaremos estes temas e discutiremos sobre ações e comportamentos que podem ser adotados para viver com esta realidade que ocorre em ciclos.

Tópicos Abordados

- Mas afinal o que é a crise? Entendendo o processo e significado
- Cenário atual e sua relação com as pessoas
- Aprendendo com quem já passou por lá
- Cuidado com as armadilhas - Identificando caminhos alternativos
- Ensaiando receitas - Comportamentos e Competências para quem quer fazer a diferença

Liderança Inspiracional:


A perfil e o papel dos líderes nas organizações está cada vez mais complexo e é necessário que aqueles profissionais que ocupam ou pensam em ocupar posições de liderança entendam mais profundamente a história e os principais dilemas que se apresentam na atualidade e para o futuro. Ser inspirador é mais do que tomar decisões e definir ações. A partir do entendimento destas questões chave, veremos as características, comportamentos e competências que são requeridas atualmente.

Tópicos Abordados

- O Processo de mudança
- A liderança na história
- O Líder inspirador
- As competências do líder

Carreira - Uma Visão Prática

Nesta palestra apresento a minha trajetória profissional desde o início até o momento atual, de uma forma detalhada e com compartilhamento dos momentos de aprendizado, de experiências marcantes, nem sempre positivas, mas que foram base de desenvolvimento. Discutiremos questões importantes para a vida pessoal e profissional através de um debate sobre temas como medo, decisão, timidez, correr riscos, pedir ajuda, entre vários outros, sempre com exemplos e análises de casos reais e práticos.

Tópicos Abordados

- História da carreira profissional (modelo elevator speech)
- Lições aprendidas

Diversidade e Multiculturalidade:

Os seres humanos são diversos por essência e cada vez mais querem ser recebidos e tratados de uma forma justa, com imparcialidade e respeito. Com o fenômeno da globalização e a evolução da sociedade como um todo, faz-se necessário passarmos por um processo de autoconhecimento para que possamos a partir do entendimento de nosso modus operandi, dar boas vindas a esta diversidade tão maravilhosa. Vamos conversar sobre nosso funcionamento, nossa cultura e como agimos e reagimos normalmente sobre este tema, para que possamos nos preparar para sermos profissionais mais sensíveis e abertos ao mundo que nos cerca.

Tópicos Abordados


- As distorções perceptivas
- O que é diversidade?
- A Cultura sob a visão Antropológica
- Etnocentrismo e Relativismo Cultural
- A prática da diversidade

O Mundo, os Seres e a Felicidade - Uma Perspectiva Otimista:

As pessoas querem cada vez mais encontrar sua felicidade, sentir-se bem não somente consigo, mas com todos com que convivem. Em análise superficial temos mais acesso a informação, ao aprendizado, as pessoas e ao conhecimento, mas aparentemente isto não está nos fazendo mais felizes. Vamos conversar sobre estes temas e como podemos fazer com que eles nos levem a uma vida profissional e mais plena. É possível sim ter momentos de felicidade se entendermos e soubermos usar este turbilhão de processos para liberar nosso potencial ao invés de nos escravizar.

Tópicos Abordados

- Estamos sendo atropelados, a acelerada curva de mudanças
- Queremos ser mais humanos, o que está acontecendo?
- Mas afinal, por onde anda a felicidade?
- Para onde vamos?
- A receita do bolo, vamos tentar?

Poderão ser desenvolvidas outras palestras sobre temas voltados à Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, conforme demanda.

AT 10-09