Abilio Diniz

Abilio Diniz estudou no colégio Anglo Latino, fez segundo grau no Colégio Mackenzie e se formou em 1956 pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.




Vídeos



Artigos


Dialethos Eventos - Não vou mais embora do País
Dialethos Eventos - O modelo Abílio Diniz de gestão

 

 

 

Abilio Diniz estudou no colégio Anglo Latino, fez segundo grau no Colégio Mackenzie e se formou em 1956 pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Concluída a graduação, Diniz abriu mão de uma pós-graduação na Universidade de Michigan ao aceitar a proposta de seu pai para abrir um supermercado. Em abril de 1959, pai e filho inauguraram o Supermercado Pão de Açúcar, a primeira unidade do que viria a se tornar a maior rede varejista da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar.

Em 1965, Diniz foi para os Estados Unidos estudar Marketing pela Universidade de Ohio e Economia pela Universidade Columbia, em Nova York.

Em 11 de dezembro de 1989, Diniz foi sequestrado no Jardim Europa, em São Paulo. Durante seis dias ficou em um cativeiro no bairro do Jabaquara (zona sul de SP). Na época, dez sequestradores, de vários países sul-americanos, foram presos.

Desde a década de 60 até junho de 2012, Diniz esteve à frente do maior grupo varejista da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar, e se tornou um dos maiores empresários do país.

Em 2006, Diniz fundou a Península Participações, empresa de investimentos criada para gerir os ativos da família Diniz por meio de investimentos privados e líquidos, além de perpetuar sua cultura empreendedora. Desde então, é o presidente do Conselho de Administração da empresa. A Península Participações, por meio de seu braço social, o Instituto Península, também atua com projetos em educação e esporte.

Em 2010, Diniz idealizou um curso de especialização na FGV-SP intitulado Liderança 360°. Voltado para alunos entre 25 e 40 anos, das mais variadas áreas de atuação, o curso tem como objetivo incentivar a formação de novas lideranças.

Em abril de 2013, Diniz assumiu a presidência do Conselho de Administração da BRF, incursionando pela primeira vez no segmento industrial. A Península Participações possui participação acionária na empresa.

Ao fim de 2014, assumiu um assento no Conselho de Administração do Carrefour (Brasil). Já em maio de 2016, Diniz foi nomeado membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour, com sede na França. Antes disso, Diniz ocupou por meses a posição de Observador, com papel consultivo. A Península Participações também possui participações no Grupo Carrefour e Carrefour Brasil.

Durante a pandemia de COVID-19 no Brasil praticou doações de cinquenta milhões de reais de empresas do grupo da família para combate à doença. Em nota, o empresário afirmou que decidiu divulgar o valor para incentivar a participação de outras empresas.

Temas de Palestras:

- Educação/Educadores;
- Empreendedorismo;
- Empresarios;
- Gestão;
- Liderança;
- Treinamento e Desenvolvimento;
- Planejamento e Estratégia;

AT 10-21